... A prática de Benchmarking é altamente recomendada e o estabelecimento de metas a serem alcançadas superiores aquelas de empresas líderes e de classe mundial, proporciona diretrizes e motivação para a melhoria dos processos de uma empresa. ...
Fernando Neres , André Sisti e Flávio Bernardes
Fernando Neres - Consultor Sr. de Logística - Qualilog Consultoria
Email:fernando.neres@qualilog.com
SCORECARD - Indicadores de Desempenho
Fernando Neres , André Sisti e Flávio Bernardes
1. Indicadores de Desempenho
Indicadores de Desempenho são informações que resumem rapidamente a quantidade e os resultados de uma operação. Elas são bastante úteis na medida em que servem para estabelecer padrões e metas e através de processos comparativos indicar se existem problemas, pontos a serem melhorados e quais são os gargalos [gap´s].
Através de Benchmarking permite-se a comparação de resultados em três níveis:
Internamente - Na própria empresa/organização;
Externamente - Entre empresas diferentes; Competitivamente -
Entre empresas atuantes no mesmo segmento.
A prática de Benchmarking é altamente recomendada e o estabelecimento de metas a serem alcançadas superiores aquelas de empresas líderes e de classe mundial, proporciona diretrizes e motivação para a melhoria dos processos de uma empresa.
A seguir apresentaremos o resumo de uma metodologia rápida para desenvolvimento e aplicações de Indicadores de Desempenho dentro de uma empresa e algumas sugestões de medidas a serem utilizadas nas demais funções logísticas.
2. Guia para Implantação Rápida
O primeiro desafio de uma empresa que se propõe a praticar Indicadores de Desempenho é identificar dentro de um universo infinito de possibilidades quais são as medidas que realmente interessam.
Uma forma bastante simples de resolver esta questão é através da aplicação do conceito de clientes internos e clientes externos e identificação dos pares clientes/fornecedores dentro da organização.
Uma vez identificados estes pares, devem ser enumerados os produtos e serviços transitados em cada par, para em seguida ser discutido com cada cliente quais são os aspectos desejáveis para cada produto/serviço.
Ou seja, uma medida só terá valor se representar de alguma forma uma qualidade ou característica esperada pelo cliente que irá receber um determinado produto/serviço.
Nesta busca deve-se naturalmente focar em medidas mensuráveis, o que nem sempre é possível ou fácil de se fazer. Deve-se também aproveitar o momento para se indicar também quais são as metas a serem alcançadas e qual a tendência a ser seguida.
De um modo geral devem ser escolhidos poucos indicadores, e os mais abrangentes possíveis. Índices muito detalhados ou de partes muito específicas da operação são úteis apenas para os supervisores ou gestores daquela operação pois servem como ferramental para identificação e solução de problemas detectados por níveis mais genéricos, porém relacionados à satisfação dos clientes.
Para melhor acompanhamento e visualização das medidas, deve-se agrupá-las de acordo com a estrutura interna ou desenho funcional da empresa. Deve-se restringir a apenas 3 ou 5 medidas por área ou função.
Uma vez definidas quais serão estas medidas, deve-se identificar a melhor forma de se coletar as informações necessárias, criar os sistemas de apuração e manter um histórico dos dados, para análises futuras e acompanhamento da evolução.
2.1. Movimentação e Armazenagem
Custo mensal de Armazenagem: R$/pal.mês ou R$/Ton.mês;
Custo de Movimentação, Recebimento e Expedição: R$/pal ou R$/Ton;
Produtividade na Separação: Pal/homem.hora ou Ton/h.h ou Item/h.h;
Produtividade no Recebimento: Pal/h.h ou Ton/h.h ou Item/h.h;
Produtividade no Carregamento: Pal/h.h ou Ton/h.h ou Item/h.h;
Precisão de Separação: % erros sobre o total separado;
Precisão no Carregamento: % erros sobre o total carregado;
ABCosting de processos–chave.
Fernando Neres , André Sisti e Flávio Bernardes
Fernando Neres - Consultor Sr. de Logística - Qualilog Consultoria
Email:fernando.neres@qualilog.com
SCORECARD - Indicadores de Desempenho
Fernando Neres , André Sisti e Flávio Bernardes
1. Indicadores de Desempenho
Indicadores de Desempenho são informações que resumem rapidamente a quantidade e os resultados de uma operação. Elas são bastante úteis na medida em que servem para estabelecer padrões e metas e através de processos comparativos indicar se existem problemas, pontos a serem melhorados e quais são os gargalos [gap´s].
Através de Benchmarking permite-se a comparação de resultados em três níveis:
Internamente - Na própria empresa/organização;
Externamente - Entre empresas diferentes; Competitivamente -
Entre empresas atuantes no mesmo segmento.
A prática de Benchmarking é altamente recomendada e o estabelecimento de metas a serem alcançadas superiores aquelas de empresas líderes e de classe mundial, proporciona diretrizes e motivação para a melhoria dos processos de uma empresa.
A seguir apresentaremos o resumo de uma metodologia rápida para desenvolvimento e aplicações de Indicadores de Desempenho dentro de uma empresa e algumas sugestões de medidas a serem utilizadas nas demais funções logísticas.
2. Guia para Implantação Rápida
O primeiro desafio de uma empresa que se propõe a praticar Indicadores de Desempenho é identificar dentro de um universo infinito de possibilidades quais são as medidas que realmente interessam.
Uma forma bastante simples de resolver esta questão é através da aplicação do conceito de clientes internos e clientes externos e identificação dos pares clientes/fornecedores dentro da organização.
Uma vez identificados estes pares, devem ser enumerados os produtos e serviços transitados em cada par, para em seguida ser discutido com cada cliente quais são os aspectos desejáveis para cada produto/serviço.
Ou seja, uma medida só terá valor se representar de alguma forma uma qualidade ou característica esperada pelo cliente que irá receber um determinado produto/serviço.
Nesta busca deve-se naturalmente focar em medidas mensuráveis, o que nem sempre é possível ou fácil de se fazer. Deve-se também aproveitar o momento para se indicar também quais são as metas a serem alcançadas e qual a tendência a ser seguida.
De um modo geral devem ser escolhidos poucos indicadores, e os mais abrangentes possíveis. Índices muito detalhados ou de partes muito específicas da operação são úteis apenas para os supervisores ou gestores daquela operação pois servem como ferramental para identificação e solução de problemas detectados por níveis mais genéricos, porém relacionados à satisfação dos clientes.
Para melhor acompanhamento e visualização das medidas, deve-se agrupá-las de acordo com a estrutura interna ou desenho funcional da empresa. Deve-se restringir a apenas 3 ou 5 medidas por área ou função.
Uma vez definidas quais serão estas medidas, deve-se identificar a melhor forma de se coletar as informações necessárias, criar os sistemas de apuração e manter um histórico dos dados, para análises futuras e acompanhamento da evolução.
2.1. Movimentação e Armazenagem
Custo mensal de Armazenagem: R$/pal.mês ou R$/Ton.mês;
Custo de Movimentação, Recebimento e Expedição: R$/pal ou R$/Ton;
Produtividade na Separação: Pal/homem.hora ou Ton/h.h ou Item/h.h;
Produtividade no Recebimento: Pal/h.h ou Ton/h.h ou Item/h.h;
Produtividade no Carregamento: Pal/h.h ou Ton/h.h ou Item/h.h;
Precisão de Separação: % erros sobre o total separado;
Precisão no Carregamento: % erros sobre o total carregado;
ABCosting de processos–chave.
2.2. Transportes
Custo médio do volume entregue, por praça e média das praças: R$/Ton;
Custo médio de uma entrega, por praça e média das praças: R$/entrega;
Prazo médio de entrega, por praça e média das praças: dias ou horas;
Avarias: % de danos sobre o total movimentado.
ABCosting de processos–chave.
2.3. Planejamento e Controle de Estoques
Nível médio de Estoques: em dias de venda (ddv);
Custo financeiro mensal dos Estoques: R$/mês;
Precisão dos Estoques: % de divergências em itens, unidades e R$;
Índice de Cortes: % de Faltas sobre o volume vendido.
ABCosting de processos–chave.
2.4. Faturamento e Processamento de Pedidos
Total de pedidos processados: unidades;
Total de itens por pedido: itens/pedido;
Prazo médio entre o recebimento do Pedido e emissão da Nota Fiscal: dias ou horas;
Precisão: % de devoluções sobre o total faturado.
ABCosting de processos–chave.
3. Duas Medidas Internacionais
Apesar da falta de padrão que impera no mercado brasileiro, existem duas medidas aceitas internacionalmente para avaliar o Nível de Serviço aos Clientes:
OTIF - On Time/In Full
Pedidos entregues no Tempo Certo e Completos
Esta medida indica que percentual de meus pedidos são entregues no prazo correto, sem faltas e corretamente.
O padrão mínimo de qualidade internacionalmente aceito é de 85%.
PO - Perfect Order
Pedido Perfeito
Indica a fração de pedidos que são entregues corretamente sobre o total dos pedidos atendidos.
Esta medida é a mesma que a anterior no entanto não considera a variável tempo.
4. MEDIDAS DE DESEMPENHO NO AMBIENTE ECR
INTRODUÇÃO DE PRODUTOS
Cálculo
Indicador =Taxa de Sucesso em Introduções (%)
Cálculo = No. De projetos de Introduções com Sucesso * 100 / No. Total de novos projetos no período
Indicador = Lead-time de introdução
Cálculo = Tempo total do processo de introdução*
Desde a identificação da oportunidade de lançamento de um novo produto até a colocação p/ venda ao consumidor.
Indicador =ROI em Introduções (%)
Cálculo = Lucro Incremental Líquido * 100 / Custo total com a introdução
Custos incluem P&D, Produção, Distribuição e Custo do Capital Investido
PROMOÇÕES
Cálculo
Indicador =Taxa de Sucesso em Promoções (%)
Cálculo = No. De Promoções com Sucesso * 100 / No. Total de Promoções no período
Indicador =Lead-time de Promoções
Cálculo =Tempo total do processo de Promoção *
Desde a identificação da oportunidade da Promoção até o início do evento
Indicador =ROI em Promoções (%)
Cálculo =Lucro Incremental Líquido * 100 / Custo total com Promoções
Custos incluem P&D, Propaganda, Distribuição e outros Custos Operacionais
SORTIMENTO
Indicador =Market Share (%)
Cálculo =Valor de vendas totais de um produto (SKU)*100 / Valor total de vendas da categoria no período
Indicador =Crescimento do Volume de vendas (%)
Cálculo =(Vendas no Final do período – Vendas no início do período) * 100 / Vendas no início do período
Indicador =Rentabilidade Por Espaço
Cálculo =(PV – PC) / PV * Volume vendido * Espaço na gôndola do item / Espaço de gôndola total.
PV=Preço de venda; PC=Preço de Compra, Volume em Quantidade
Indicador =Giro Total De Estoques Na Cadeia De Abastecimento
Cálculo =No SKU’s vendidos no período / Qde. Média de produtos em Estoque no período
Indicador =Satisfação de Clientes
Cálculo =Índice Gerado em pesquisa de satisfação de Clientes com o sortimento dos produtos.
REPOSIÇÃO
Indicador =Taxa de pedidos atendidos sem erro (%)
Perfect Order
Cálculo =No. De pedidos atendidos sem erro * 100 / No. Total de pedidos no período
Pedido atendido s/ erro = Quantidade Correta, Qualidade e Documentação conforme especificado e atendimento no prazo Correto.
Custos incluem P&D, Produção, Distribuição e Custo do Capital Investido
PROMOÇÕES
Cálculo
Indicador =Taxa de Sucesso em Promoções (%)
Cálculo = No. De Promoções com Sucesso * 100 / No. Total de Promoções no período
Indicador =Lead-time de Promoções
Cálculo =Tempo total do processo de Promoção *
Desde a identificação da oportunidade da Promoção até o início do evento
Indicador =ROI em Promoções (%)
Cálculo =Lucro Incremental Líquido * 100 / Custo total com Promoções
Custos incluem P&D, Propaganda, Distribuição e outros Custos Operacionais
SORTIMENTO
Indicador =Market Share (%)
Cálculo =Valor de vendas totais de um produto (SKU)*100 / Valor total de vendas da categoria no período
Indicador =Crescimento do Volume de vendas (%)
Cálculo =(Vendas no Final do período – Vendas no início do período) * 100 / Vendas no início do período
Indicador =Rentabilidade Por Espaço
Cálculo =(PV – PC) / PV * Volume vendido * Espaço na gôndola do item / Espaço de gôndola total.
PV=Preço de venda; PC=Preço de Compra, Volume em Quantidade
Indicador =Giro Total De Estoques Na Cadeia De Abastecimento
Cálculo =No SKU’s vendidos no período / Qde. Média de produtos em Estoque no período
Indicador =Satisfação de Clientes
Cálculo =Índice Gerado em pesquisa de satisfação de Clientes com o sortimento dos produtos.
REPOSIÇÃO
Indicador =Taxa de pedidos atendidos sem erro (%)
Perfect Order
Cálculo =No. De pedidos atendidos sem erro * 100 / No. Total de pedidos no período
Pedido atendido s/ erro = Quantidade Correta, Qualidade e Documentação conforme especificado e atendimento no prazo Correto.
Indicador =Lead-Time de Atendimento
Cálculo =Tempo total do processo de atendimento:
Do recebimento do pedido até a entrega
Cálculo =Tempo total do processo de atendimento:
Do recebimento do pedido até a entrega
Indicador =Cobertura dos estoques
Cálculo =Qde. De produtos em estoque (SKU) / Média do consumo do produto no período
Indicador =Valor dos Estoques
Cálculo =Custo do Item (SKU) * Qde. Em estoque
Indicador =Acurácia dos Estoques
Cálculo =(Qde. Registrada – Qde. Real) * 100 / Qde. Real em estoque (SKU)
Indicador =Índice de Quebra de estoque por produto (%)
STOCK-OUT
Cálculo =No. De SKU em falta * 100 / No. Total de SKU trabalhados.
Indicador =Custo de posse do Estoque (%)
ICC - Inventory Carring Cost
Cálculo =Custo incorrido pela posse do estoque * 100 / Valor Médio dos estoques no período
Incluir Custo do capital e Custos Operacionais
Indicador =Percentual de Produtos em
Reposição Contínua (%)
Cálculo =Total de produtos em processo de reposição contínua * 100 / Total de produtos (SKU) trabalhados
- pode ser calculado em função da categoria ou do total de produtos da empresa.
Indicador =Percentual do Negócio em
Reposição Contínua (%)
Cálculo =Venda totais de produtos em reposição contínua *100 / Total de Vendas
Santher - Fábrica de Papel Santa Therezinha S.A.
Cálculo =Custo do Item (SKU) * Qde. Em estoque
Indicador =Acurácia dos Estoques
Cálculo =(Qde. Registrada – Qde. Real) * 100 / Qde. Real em estoque (SKU)
Indicador =Índice de Quebra de estoque por produto (%)
STOCK-OUT
Cálculo =No. De SKU em falta * 100 / No. Total de SKU trabalhados.
Indicador =Custo de posse do Estoque (%)
ICC - Inventory Carring Cost
Cálculo =Custo incorrido pela posse do estoque * 100 / Valor Médio dos estoques no período
Incluir Custo do capital e Custos Operacionais
Indicador =Percentual de Produtos em
Reposição Contínua (%)
Cálculo =Total de produtos em processo de reposição contínua * 100 / Total de produtos (SKU) trabalhados
- pode ser calculado em função da categoria ou do total de produtos da empresa.
Indicador =Percentual do Negócio em
Reposição Contínua (%)
Cálculo =Venda totais de produtos em reposição contínua *100 / Total de Vendas
Santher - Fábrica de Papel Santa Therezinha S.A.