domingo, 18 de abril de 2010

A evolução da logística para clientes mais exigentes.


Atualmente, as empresas são obrigadas a se adaptar constantemente às mudanças do mercado para se manterem competitivas e, muitas vezes, para sobreviverem a tais impactos. Estas adaptações observam oscilações econômicas e sociais, mas, principalmente, as necessidades dos clientes e as ações de seus concorrentes diretos e indiretos.
O excesso de oferta de serviços na área de logística proporciona aos clientes opções na hora de escolher seus fornecedores, o que não quer dizer preço baixo e, sim, qualidade, bom atendimento, pontualidade, customização e exclusividade de produtos e serviços.
Em busca destes diferenciais competitivos, algumas empresas estão investindo no treinamento de seus colaboradores, ampliando e melhorando sua infraestrutura e desenvolvendo novas tecnologias. Podemos mencionar a Rapidão Cometa, uma das maiores empresas de transporte do país, fundada há 67 anos, que oferece soluções logísticas para as mais diversas necessidades de seus clientes.
Este grupo pernambucano desenvolveu e investiu na qualidade de seus serviços desde o transporte aéreo e rodoviário, passando pelo gerenciamento logístico até a entrega final, sem mencionar a tecnologia de informação realizada pela empresa. Sendo assim, segundo seu site, realizam por ano mais de sete milhões de entregas, mantêm mais de 12 mil clientes ativos e fazem entregas para 214 países através de sua parceria com a FedEx.
Há mais de 10 anos o grupo Pão de Açúcar possibilita que seu consumidor vá ao supermercado sem sair de casa através de vendas on-line. Para isso precisou avaliar todo processo de compra e entrega, reduzindo prazos, melhorando refrigeração no transporte, definindo horários e, principalmente, investindo em terceirização, logística, profissionalização de processos, embalagens, atendimento ao cliente, segurança e tecnologia. Com isso, a empresa oferece hoje mais de 15 mil itens a seus clientes pela internet.
Outro diferencial que auxilia as empresas atualmente é o uso de tecnologias de voz em processos de separação (picking) – esta ocorre por comando de voz e facilita o trabalho por eliminar a leitura de instruções. Muitas corporações, entre elas a Ceva Logistics, uma das maiores empresas de Supply Chain do mundo, optaram por implantar o sistema dentro dos depósitos para movimentação de produtos da armazenagem para conferência e embalagem e até para serem despachados nos caminhões. A eficiência desta tecnologia reduz em até 85% os erros em operações de logística, além de garantir 100% de rastreabilidade sobre as mercadorias que circulam no depósito.
Toda esta movimentação do mercado mostra a exigência dos clientes e a preocupação das empresas com a qualidade de seus negócios, dispensando total atenção a melhoria continua. As ações adotadas buscam inovar os produtos e serviços oferecidos ao mercado, fazendo com que o os processos logísticos ganhem ainda mais importância no cenário mundial, mesmo que o investimento público fique longe do ideal para o crescimento do país.

Diogo Vieira Ligo Teixeira trabalha na gerência de desenvolvimento do Senac SP, sendo coordenador de desenvolvimento da área de Comércio Exterior e Logística. diogo.teixeira@sp.senac.br

Nenhum comentário: