domingo, 3 de abril de 2011

FROTA PRÓPRIA X TERCEIRIZADA.


Frota própria ou Frota terceirizada? Qual a melhor opção? Qual o fator de decisão? É uma decisão estratégica ou operacional? A resposta obviamente não está pronta, depende de diversas características, como por exemplo: Necessidades especificas de transportes, especialidade de um determinado negocio, nível de serviço exigido pelo cliente, custos x nível de serviço, comparativos de desempenho, comparativo de riscos, logística reversa, etc.


Frota Própria


- Administração do ativo


- Veículos- Manutenção


- Abastecimento


- Renovação da frota


- Licenças / Impostos


- Pedágios


- Salários dos motoristas- Encargos


- Alocação de pessoas / Veículos


- Aquecimento ou baixa nas vendas


- Seguros- Férias


- Maior flexibilidade


- Maior autonomia


Frota Terceirizada


- Negociação e contratação de fretes


- Contratos


- Auditoria dos serviços


- Consolidação de cargas


- Equipe e ativos agregados


- Menor autonomia


- Dificuldade na contratação de frete em determinadas épocas


- Aumento do frete em determinados períodos



Uma série de características da operação e do setor, também contribuem para o processo decisório de manter frota própria ou terceirizar a operação. Dentre estas se destacam: o tamanho da operação, o segmento, a competência gerencial interna, a competitividade do setor, a existência de cargas de retorno e os modais utilizados.


A terceirização virou uma moda na logística, não somente no transporte, mas em todas as etapas do processo. Será essa a melhor opção? Será que a empresa está preparada para abrir as portas para outra empresa? Qual a cultura da empresa?


A grande maioria das empresas terceirizam o que julgam não serem competentes para administrar ou o que não está em seu core business. Será que essas empresas irão saber medir seus prestadores de serviço? Qual o nível de serviço esperado? O que fazer se a parceria não der resultados?



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